coronavírus, empresa, internet, novos hábitos, prepare sua empresa
Coronavírus: entenda os novos hábitos de consumo e prepare sua empresa para a internet

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), momento inédito da história mundial na era digital, trouxe mudanças para todos os segmentos da sociedade. Mesmo que em níveis diferentes, ninguém foi poupado.

No Brasil, além da saúde da população, a economia é motivo de grande preocupação, com inúmeros desafios para empresas de todos os setores e tamanhos. Do outro lado das relações de compra, o consumidor tem superado suas dificuldades em um meio que, pra nós, já é bem conhecido, mas pra muitos negócios, ainda é lugar pouco explorado: a internet.

De acordo com o estudo Impactos do COVID-19, organizado pelo Facebook com dados de março do Ibope Inteligência, uma das principais fontes de informação dos brasileiros – atentos ao noticiário e cada vez mais preocupados com o Coronavírus – é a internet. Para se manter informado, 73% do público acessa sites ou notícias on-line e 54%, as redes sociais.

Até aqui, você pode pensar que isso pouco influencia no seu negócio. Mas pare para pensar: com mais tempo no ambiente virtual, entre uma notícia e outra, o público também aproveita para se relacionar mais com as marcas – e a sua pode ser uma delas.

 

 

Tornando o problema em oportunidade
Adaptando um pouco aquela máxima do tio Ben (fãs do Homem-Aranha entenderão), em meio a grandes problemas, surgem também grandes oportunidades. Nesse período de pandemia, o Brasil já teve um aumento de cerca de 40% no consumo médio de internet e uma mudança no hábito de consumo semelhante ao que ocorreu em outros países que adotaram a quarentena, como Reino Unido, Alemanha e Itália.

As pessoas não só estão navegando em suas redes sociais e vendo notícias importantes, como também estão efetuando compras on-line. É o que demonstra o levantamento feito pelo Facebook, em que 37% dos entrevistados aumentaram a pesquisa on-line e 28% estão comprando mais on-line. Os dados mostram que as compras no ambiente digital são o principal vetor de mudança nesse período de pandemia.

Grandes empresas como Amazon e Lojas Americanas têm vendido grandes quantidades de produtos nesse período, atendendo às necessidades atuais dos consumidores que, em grande maioria, estão trabalhando em home office e não podem sair de casa. Além disso, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) divulgou que, desde 12 de março, alguns varejistas registraram até 180% de aumento nas vendas de alimentos, bebidas, saúde e higiene pessoal.

Com a população confinada em busca de diversos produtos e serviços para suprir suas necessidades, a expectativa é que a demanda pelo varejo on-line continue aumentando, refletindo o mesmo comportamento dos EUA.

A hora da mudança é agora
Agora que você já sabe como o consumidor tem se comportado diante desse cenário de pandemia, chegou a hora de mudar o modelo de negócio da sua empresa para não ficar parado e continuar a prosperar após a crise.

Pode não parecer, mas as possibilidades de vender pela internet vão além de sites com sistemas de e-commerce. Você também tem a disponibilidade das redes sociais, que não de hoje, são ótimos veículos de vendas on-line e que, por sinal, são o lugar onde mais as pessoas navegam.

A ACTMOB é uma agência especializada em Marketing Digital e oferece todos os serviços necessários para você implementar esse novo modelo em seu negócio, com uma equipe experiente para elaborar as melhores estratégias e alavancar as suas vendas no ambiente digital. Quer saber como podemos ajuda-lo a prosperar? Entre em contato e fale com a nossa equipe.


Artigos relacionados

Newsletter
Cadastre-se e receba novidades da Actmob