Aumento de vendas, E-commerce, facebook, Instagram, Lojas Virtuais, Marketplace
Conheça os tipos de lojas virtuais e venda mais na internet

O ambiente digital tem mostrado o seu potencial de vendas para todos os segmentos. Se alguém ainda tinha dúvidas sobre a importância de investir na internet, nesse momento de pandemia ela tem demonstrado que veio pra ficar!

Ao longo dos últimos anos, os meios eletrônicos têm se expandido e, consequentemente, aberto diversas oportunidades para os negócios. O consumo de mídias digitais teve um crescimento absurdo nesses últimos anos, e por isso, investir nesse meio é, sem dúvidas, uma ótima forma de ampliar o alcance da sua marca.

Como já demonstramos aqui no blog da Actmob, a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) teve impacto sem precedentes nos hábitos dos consumidores. Entre os brasileiros que adotaram o isolamento físico, 40% aumentaram o tempo na internet, usando-a como principal meio de pesquisa de produtos e para realizar compras.

Vender produtos ou mesmo serviços on-line é vantajoso, pois não é necessário um alto investimento e nem uma infraestrutura robusta para isso. Além disso, você oferece muito mais segurança e comodidade para os seus clientes, sem que eles saiam de casa.

No post de hoje, vamos mostrar que as lojas virtuais podem ser desenvolvidas de diversas maneiras, cada uma com suas vantagens. Acompanhe!

Site com sistema de e-commerce

Um site com uma loja eletrônica integrada, o e-commerce, traz diversas vantagens para a sua empresa. Em um único local, os consumidores têm acesso às informações da sua empresa, dos seus produtos ou serviços e podem realizar suas compras. Além disso, a sua loja fica aberta para o público 24 horas por dia, sendo muito mais cômodo para o seu negócio.

Em comparação a uma loja física, o investimento para ter um e-commerce de qualidade é menor. Você possui controle total do seu negócio, sem contar com terceiros. E o lucro é totalmente seu, sem precisar pagar uma taxa, como nos marketplaces.

Esse modelo de negócio eletrônico é o mais completo, pois a sua marca adquire maior potencial de alcance dentro da internet e é vista por potenciais clientes em diversos canais de comunicação on-line.

Facebook e Instagram Shopping

As redes sociais são, sem dúvidas, os meios digitais mais utilizados pelas pessoas atualmente. O Facebook e o Instagram têm um papel fundamental tanto para o comércio, quanto para o entretenimento, principalmente nesta crise. Já que ambas as redes possuem um grande fluxo de pessoas, diversas marcas usam esses canais para divulgação e até mesmo para vendas. Ou seja, a sua empresa também tem de estar lá!

As duas plataformas possibilitam a perfis comerciais venderem os seus produtos dentro delas. Como uma forma similar ao marketplace, porém sem a cobrança de taxas por vendas. O investimento é muito menor, já que você utiliza as estruturas das duas redes para vender e divulgar seus produtos.

Além disso, como os seus clientes já estão inseridos nessas redes, o F-commerce (Facebook Commerce) tem a vantagem de oferecer familiaridade com as plataformas, facilitando a navegação e a pesquisa. Com as funções de mensagem dos dois meios, a comunicação entre clientes e vendedores é direta e bem mais rápida. Por isso, Facebook e Instagram podem ser grandes aliados para o seu comércio, com total segurança.

WhatsApp Business

O aplicativo de mensagens vem se tornando um grande parceiro para os negócios. As pequenas empresas são os principais usuários da ferramenta, que por sua vez tem a versão business de forma gratuita.

Além de possibilitar que as marcas entrem em contato direto com a sua lista de clientes, a plataforma permite que as empresas coloquem à disposição um catálogo com as imagens de seus produtos e respectivos preços. Ainda não é possível realizar transações financeiras pelo WhatsApp, por isso é necessário utilizar uma plataforma para essa ação ou mesmo traçar um modelo de pagamento em que o consumidor faz uma transferência para a sua conta e, após envio de comprovante, sua empresa entrega o produto.

O WhatsApp é o recurso mais simples de ser utilizado dentro dessa lista, além de ter menor custo. Além disso, a possibilidade do seu cliente estar nesta rede é enorme, já que ela terminou o ano de 2019 como o aplicativo mais baixado no mundo. Então explorar essa alternativa pode ser benéfica para aumentar as suas vendas à distância.

Marketplace

Conhecido também como um shopping center virtual, o marketplace é uma alternativa que reúne diversas lojas com uma infinidade de produtos em um único lugar. Um modelo de loja que, além de colocar à disposição o espaço para as suas vendas, presta serviços nas áreas de logística e divulgação – fatores que preocupam os varejistas quando estão montando um site vinculado com e-commerce.

As plataformas de marketplace já oferecem uma estrutura montada para o varejista. Então, você não se preocupa com a integração de meios de pagamento, segurança e nem com a funcionalidade. Basta escolher a plataforma certa e começar a vender!

O investimento é baixo, sendo necessário apenas pagar a taxa cobrada pela loja que você escolheu e se beneficiar de todas as suas vantagens. Além de ter um custo menor, os sites que possuem um nome forte no mercado recebem milhares de visitas todos os dias. Então, a diversificação do público é enorme, possibilitando que consumidores diferentes conheçam a sua marca.

As possibilidades são diversas, e agora?

Viu só como é importante a sua marca estar no mundo digital e como as possibilidades são diversas para crescer nesse meio? Para saber melhor quais ferramentas serão mais vantajosas para o seu negócio, é importante contar com profissionais que entendem sobre o assunto. Para isso, entre em contato com a equipe da Actmob.

Agora que você já conhece algumas noções básicas sobre como as lojas on-line podem ajudar diversos empreendedores nesta crise, que tal dividir essa informação com outros empreendedores? Compartilhe nossa postagem nas suas redes sociais!


Newsletter
Cadastre-se e receba novidades da Actmob