Black Friday
Black Friday: prepare o seu e-commerce para vender mais!

Já faz alguns anos que a Black Friday movimenta e aquece o comércio eletrônico brasileiro. Para se ter uma noção, só em 2018 a data conquistou o segundo maior faturamento de e-commerces no país, com um lucro de R$ 2,6 bilhões, ficando atrás apenas do Natal, de acordo com a Ebit Nielsem.
A Black Friday 2019 acontecerá em 29 de novembro e, para esse ano, a expectativa é de que ela promova um aumento de 4% nos lucros, em relação ao ano anterior. Isso é, a geração de um faturamento de R$ 13,5 bilhões, segundo a GfK. Com isso, os empreendedores que pretendem aproveitar a data e oferecer promoções e uma boa experiência de compra aos seus clientes precisam antecipar um bom planejamento. E, para que seja eficiente, ele deve começar desde já!

Por que se preparar com antecedência?

A Black Friday 2019 tende a continuar crescendo em termos de faturamento, ticket médio e quantidade de pedidos, mas, diferentemente de outras datas de grande movimento no comércio, como Dia das Mães e Dia das Crianças, as pessoas têm somente um dia para comprar o produto ou serviço que você oferece.

Por isso é tão importante se planejar com antecedência e estipular estratégias de divulgação que façam a diferença para o seu empreendimento, deixando apenas algumas ações de urgência para última hora – o que ainda assim pode ser maleável e prático para quem conseguiu despertar o interesse dos potenciais clientes nas semanas anteriores à data.

O que fazer desde já para lucrar na Black Friday?

Para você não perder tempo e garantir muitas vendas na Black Friday, a Actmob separou algumas dicas indispensáveis para criar um plano de ação e colocá-lo em prática 3 meses antes da data. Confira abaixo!

 

 

1. Estruture uma boa campanha

Estabeleça os seus objetivos e estratégias, como quais produtos devem liberar espaço no estoque, quais benefícios e descontos são viáveis para oferecer aos seus clientes e qual a meta de faturamento que você pretende obter ao fim do dia para, então, projetar o início, o meio e o fim de toda a campanha e avaliar quais são os melhores canais para a circulação dela. Algo que também pode ajudá-lo na hora de definir esses objetivos é analisar o que deu certo e o que deu errado nas estratégias usadas em Black Fridays anteriores.

 

 

2. Atente-se à infraestrutura do seu site

A urgência sempre está presente num dia de Black Friday. Isso porque, com as promoções atrativas típicas da data, o seu site tende a ter um número de visitantes mais elevado que o comum. Por isso, é fundamental que a plataforma utilizada suporte todo o tráfego. Se em datas de menos fluxo você já teve problemas com isso, não perca mais tempo: melhore sua estrutura ou busque novas soluções para garantir o bom funcionamento do site. Isso contribui tanto para o sucesso das suas vendas, quanto para a credibilidade do seu e-commerce, que estará livre de reclamações e avaliações negativas.

 

 

3. Deixe as más práticas de lado

Sabe aquele pensamento sobre aumentar o preço nas semanas anteriores à Black Friday para depois diminuí-los? Descarte-o! Atualmente, existem ferramentas e sites de preparação voltados à Black Friday que permitem que o consumidor monitore os preços nos últimos meses e identifique o decréscimo real no valor do produto. Logo, deixando as más práticas de lado, você evita perder a fidelidade de um cliente e a credibilidade da sua marca. Portanto, planeje bem os descontos para não se prejudicar e garantir o melhor benefício para o seu cliente. Uma boa opção é negociar com os seus fornecedores e calcular os seus preços corretamente para oferecer descontos reais e bem atrativos.

 

 

Desfrute da melhor Black Friday do seu e-commerce!

Essas são as dicas básicas para fazer dessa Black Friday a melhor que o seu e-commerce já teve! E, se precisar de ajuda, já sabe: a Actmob tem especialistas em Marketing Digital dispostos a te ajudar, seja na estrutura da campanha e em como aumentar as suas vendas pela internet, na preparação da infraestrutura do seu site ou no desenvolvimento das mais variadas ações, como aparecer nas pesquisas do Google, para fazer o seu e-commerce encher de visitantes!

Entre em contato conosco e agende uma reunião!


Artigos relacionados

Newsletter
Cadastre-se e receba novidades da Actmob