Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: Qual a diferença?
Inbound Marketing, Marketing de conteúdo
Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo: Qual a diferença?

Os consumidores atuais mudaram. Eles foram capacitados pela busca e pela facilidade da tecnologia. Assim sendo, entender a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo é essencial.

Confira, nesse artigo, como saber quando usar cada um dos tipos de marketing na sua empresa e de que forma isso impacta na busca de clientes de diversos tipos de negócio.

 

 

Inbound marketing vs marketing de conteudo

 

Qual é a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo?

Os consumidores, hoje, têm acesso sem precedentes à informação e podem tomar decisões inteligentes, deliberadas e conscientes em um piscar de olhos.

Eles não respondem, como antigamente, a campanhas publicitárias tradicionais, anúncios impressos e discursos de vendas exagerados, nem atendem ao telefone, respondem a solicitações por e-mail ou recolhem cupons.

Os consumidores atuais pesquisam artigos, procuram referências, leem classificações e avaliações, comparam preços e esperam respostas quando querem, onde querem e em todos os formatos possíveis.

  • A web revolucionou a jornada de compras. Agora os consumidores têm acesso a mais informações antes do primeiro contato comercial
  • Eles são, portanto, cada vez mais autônomos e tornam-se relutantes a solicitações de marketing indesejadas.

 

Nesse sentido, para conquistar este novo consumidor, é imprescindível utilizar estratégias do Marketing de Conteúdo e do Inbound Marketing, dois conceitos distintos, porém complementares.

  • Ambas as estratégias se destinam a trazer visitantes qualificados para se envolverem com a sua marca.
  • Porém, o Inbound Marketing vai além do Marketing de Conteúdo e abrange todo o processo de marketing e vendas, desde o primeiro contato até a compra renovada.
  • No entanto, uma estratégia vencedora de Inbound Marketing só pode ser concebida com base em conteúdo relevante na web – o chamado Marketing de Conteúdo, abrangendo as várias etapas do ciclo de compras.

 

O Inbound Marketing depende do Marketing de Conteúdo

O Inbound Marketing, por definição, é um conjunto de técnicas que envolve atrair visitantes qualificados, gerar leads, convertê-los em clientes para uma solução e criar lealdade. Ele se opõe às técnicas tradicionais de marketing, conhecidas como Outbound Marketing.

Consequentemente, o Inbound Marketing deve trazer o cliente à sua marca e, em seguida, uma vez que ele é magnetizado, fazê-lo seguir para o túnel de conversão. Para atingir esse objetivo, o Inbound Marketing depende de várias técnicas e ferramentas:

  • Conteúdo de marketing;
  • Web design;
  • SEO;
  • Marketing em redes sociais;
  • Automação de marketing;

 

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é como a fundação de uma casa. Se ele não for forte o suficiente, todo o edifício, ou seja, o seu negócio, entra em colapso.

Ele é um elemento-chave, pois fala sobre a capacidade de produzir conteúdo relevante e atrair tráfego para seu website, o que impulsiona o sucesso de sua estratégia de Inbound Marketing.

Com seu conteúdo, você atrai visitantes qualificados. O desafio de uma estratégia inbound é converter esses visitantes em compradores da sua solução.

Para isso, você deve incluir calls-to-action em seu conteúdo, para convidar o leitor a dar um passo extra de compromisso, criar páginas de destino com formulários para capturar leads e definir sua estratégia de promoção de leads.

Portanto, para coordenar habilmente suas estratégias e para entender a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, você deve não apenas produzir e compartilhar conteúdo que aborde os problemas de seus clientes, mas ainda abranger todo o seu público-alvo (buyer personas) e as etapas do ciclo de compras.

Com isso em mente, apostar no uso de boas estratégias desses dois tipos de marketing otimiza a distribuição de seu conteúdo. É por isso que o Marketing de Conteúdo pode ser considerado como o primeiro passo em uma estratégia de Inbound Marketing.

Agora que você já sabe a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, que tal montar a sua estratégia para atrair clientes mais qualificados? Entre em contato com a gente e conheça as soluções da Actmob.


×

Olá!

Clique em um de nossos representantes abaixo para conversar no WhatsApp

×
Pular para o conteúdo