Marketing de Conteúdo: O que é e por que aplicá-lo na sua empresa

Marketing de Conteúdo

Afinal, por que o Marketing de Conteúdo é importante para a sua empresa?

 

O Marketing de Conteúdo é o gerenciamento de conteúdo para engajar visitantes, seguidores e clientes. Qualquer mídia que esteja em uma página da web ou em uma rede social pode formar a base do conteúdo.

Portanto, o Marketing de Conteúdo controla tanto textos, quanto vídeos, além de ferramentas como jogos, aplicativos e vouchers, para que o visitante esteja engajado na comunicação e no diálogo.

Isso apoia o relacionamento de longo prazo entre empresa e cliente e é essencial para o sucesso de uma empresa. Saiba mais sobre o assunto!

 

Para entender mais sobre Marketing de Conteúdo, é preciso primeiro entender alguns pontos:

  • Qual plataforma seu mercado-alvo usa para acessar o conteúdo? Jornais tradicionais ou revistas, ou seja, mídia impressa tradicional?
  • Ele usa redes sociais, como o Facebook, e mais de uma plataforma para acessar o conteúdo?
  • Como ele vai interagir com o conteúdo que acessa? Postará mensagens de feedback? Seu público se inscreverá em seu site?

Saber de todos os detalhes se torna essencial na hora de apostar no Marketing de Conteúdo.

Finalmente, o que realmente envolve seu público-alvo? Que conteúdo ele valoriza? Vídeo? Mapas? Ele quer pagar com seus telefones ou dispositivos móveis?

Uma das coisas mais importantes a se considerar ao elaborar uma estratégia de Marketing de Conteúdo é como ele impactará seus negócios.

  • Uma maneira de considerar esse impacto é analisar o retorno sobre o investimento (ROI) que ele fornecerá.
  • Ou seja, se você gastar X em marketing de conteúdo, o que você receberá em troca?

 

Entenda o impacto do Marketing de Conteúdo em sua empresa

De acordo com o Relatório de Marketing de Conteúdo B2B de 2018 do Content Marketing Institute, 47% dos profissionais de marketing B2B não medem o ROI de seu Marketing de Conteúdo.

No entanto, essa análise é uma maneira de descobrir o que o Marketing de Conteúdo pode fazer pela sua marca. Em um mês, um quadrimestre ou um ano, o que você espera que seja diferente?

Por exemplo, digamos que você decida começar um blog para sua marca. Qual é o objetivo do blog? É simples:

  • O blog pode impactar sua marca aumentando o número de pessoas que visitam seu site principal ou apresentando estratégias para que mais pessoas se inscrevam no seu boletim informativo ou na sua lista de e-mail.
  • Talvez você queira que o blog aumente a quantidade ou o número de vendas que sua empresa faz.

 

Como você mede o impacto do Marketing de Conteúdo?

Várias métricas podem ajudar você a avaliar o impacto do marketing de conteúdo. Uma delas é verificar se o conteúdo ajudou a reter ou aumentar a lealdade de um entre dois clientes, ou cerca de 50% dos clientes.

Outras formas de medir o impacto do Marketing de Conteúdo incluem o uso de URLs de rastreamento ou códigos promocionais para ter uma ideia de onde vêm os visitantes e quais ações eles estão realizando depois de visualizar seu conteúdo.

Além disso, você deve investir em entender o que seu consumidor precisa e entregar isso a ele em forma de um bom conteúdo, influenciando-o a aprimorar seus resultados por meio da contratação de seus serviços ou da inscrição em seu site.

Dessa forma, você obterá clientes fiéis a seu negócio – seguindo o pensamento inicial de que os consumidores atuais buscam soluções e não se mantêm em espaços que os ofereçam conteúdo irrelevante.

Em termos simples, é isso que o Marketing de Conteúdo faz por sua empresa: oferece a ela a chance de obter leads e clientes fidelizados a seu negócio, por meio de relevância em suas postagens.

O Marketing de Conteúdo já faz parte da estratégia de conversão do seu negócio? Conta pra gente nos comentários quais ações você tem adotado para atrair mais clientes qualificados.


Newsletter
Cadastre-se e receba novidades da Actmob