Já faz alguns anos que a Black Friday movimenta e aquece o comércio eletrônico brasileiro. Para ter uma noção, segundo a Ebit Nielsen, a Black Friday 2021 atingiu seu recorde de faturamento com a incrível marca de 4,2 bilhões de reais e segue batendo recordes ano após ano.

Para o ano de 2022, a Black Friday já está marcada para iniciar no dia 25 de novembro e 50% dos consumidores brasileiros estão a postos para fazer suas compras com um ótimo desconto, segundo a Exame.

Com isso, os empreendedores que pretendem aproveitar a data e oferecer promoções e uma boa experiência de compra aos seus clientes precisam antecipar um bom planejamento. Para que seja eficiente, ele deve começar desde já!

Por que se preparar com antecedência?

A Black Friday 2022 tende a continuar crescendo em termos de faturamento, ticket médio e quantidade de pedidos, mas diferentemente de outras datas de grande movimento no comércio, como Dia das Mães e Dia das Crianças, as pessoas têm somente um dia para comprar o produto ou serviço oferecido.

Por isso é tão importante se planejar com antecedência e estipular estratégias de divulgação que façam a diferença para o seu empreendimento, deixando apenas algumas ações de urgência para última hora – o que ainda assim pode ser maleável e prático para quem conseguiu despertar o interesse dos potenciais clientes nas semanas anteriores à data.

O que fazer desde já para lucrar na Black Friday?

Para você não perder tempo e garantir muitas vendas na Black Friday, a Actmob separou algumas dicas indispensáveis para criar um plano de ação e colocá-lo em prática 3 meses antes da data. Confira abaixo!

1. Estruture uma boa campanha

Estabeleça os seus objetivos e estratégias, como quais produtos devem liberar espaço no estoque, quais benefícios e descontos são viáveis para oferecer aos seus clientes e qual a meta de faturamento que você pretende obter ao fim do dia para, então, projetar o início, o meio e o fim de toda a campanha e avaliar quais são os melhores canais para a circulação dela. Algo que também pode ajudá-lo na hora de definir esses objetivos é analisar o que deu certo e o que deu errado nas estratégias usadas em Black Fridays anteriores.

2. Atente-se à infraestrutura do seu site

A urgência sempre está presente num dia de Black Friday. Isso porque, com as promoções atrativas típicas da data, o seu site tende a ter um número de visitantes mais elevado que o comum. Por isso, é fundamental que a plataforma utilizada suporte todo o tráfego. Se em datas de menos fluxo você já teve problemas com isso, não perca mais tempo: melhore sua estrutura ou busque novas soluções para garantir o bom funcionamento do site. Isso contribui tanto para o sucesso das suas vendas quanto para a credibilidade do seu e-commerce, que estará livre de reclamações e avaliações negativas.

3. Deixe as más práticas de lado

Sabe aquele pensamento sobre aumentar o preço nas semanas anteriores à Black Friday para depois diminuí-los? Descarte-o! Atualmente, existem ferramentas e sites de preparação voltados à Black Friday que permitem que o consumidor monitore os preços nos últimos meses e identifique o decréscimo real no valor do produto. Sendo assim, deixando as más práticas de lado, você evita perder a fidelidade de um cliente e a credibilidade da sua marca. Portanto, planeje bem os descontos para não se prejudicar e garantir o melhor benefício para o seu cliente, uma boa opção é negociar com os seus fornecedores e calcular os seus preços corretamente para oferecer descontos reais e bem atrativos.

Desfrute da melhor Black Friday do seu e-commerce!

Essas são as dicas básicas para fazer dessa Black Friday a melhor que o seu e-commerce já teve! E, se precisar de ajuda, já sabe: a Actmob tem especialistas em Marketing Digital dispostos a te ajudar, seja na estrutura da campanha e em como aumentar as suas vendas pela internet, na preparação da infraestrutura do seu site ou no desenvolvimento das mais variadas ações, como aparecer nas pesquisas do Google para fazer o seu e-commerce encher de visitantes!

Entre em contato conosco e agende uma reunião!

Saiba mais

AnaMid

Abradi
Facebook for Business
Google Adwords

Portfolio ACTMOB
Conheça alguns trabalhos desenvolvidos pela actmob.

Solicite orçamento

O que estamos postando?

Encontre-nos


O que nossos clientes falam de nós

Suzano Shopping
8 de dezembro de 2022

O time da ACTMOB é super disponível e atencioso. Durante as reuniões, construímos várias ideias e o resultado é satisfatório.
São receptivos ao que é proposto e sempre surpreendem com ações que nos ajudam a oferecer boas experiências aos clientes.
Parabéns a todos da ACTMOB.

Alumifran Descartáveis

Explorar outros mercados é uma tarefa um tanto desafiadora, nos faz sair da famosa zona de conforto e ir em busca de novos resultados. A agência Actmob têm nos ajudado a explorar o mundo do digital, um mercado onde não conhecíamos. Somos gratos por essa parceria e os parabenizamos pelos 11 anos de empresa.

Conceito Esquadrias

Sempre fomos atendidos com muito comprometimento e resultado. Posso afirmar que recomendo e com muita satisfação, que além de ótimos profissionais, nos atendem com muita dedicação.

Ulfer

A Actmob é a soma da experiência com a criatividade. Tê-la como nossa parceira é a certeza que todas as ações em prol da nossa marca, teremos resultados garantidos.

Marcenaria Sonho Planejado

A Actmob é a primeira agencia de MKT que contrato para minha empresa e confesso estar bem satisfeito com o resultado e comprometimento de todos da empresa envolvido no meu projeto que era dar uma melhor identidade para a marca, visibilidade e layout únicos e personalizado. Equipe bem atenciosa e qualificada que entendeu facilmente nossa ideia.
Muito satisfatório, desde a proposta de gerencia minhas redes sociais quando no desenvolvimento do nosso site que logo estar no ar…. Esperando ansiosamente.

Ver todas

O ambiente digital tem mostrado o seu potencial de vendas para todos os segmentos. Se alguém ainda tinha dúvidas sobre a importância de investir na internet, nesse momento de pandemia ela tem demonstrado que veio pra ficar!

Ao longo dos últimos anos, os meios eletrônicos têm se expandido e, consequentemente, aberto diversas oportunidades para os negócios. O consumo de mídias digitais teve um crescimento absurdo nesses últimos anos, e por isso, investir nesse meio é, sem dúvidas, uma ótima forma de ampliar o alcance da sua marca.

Como já demonstramos aqui no blog da Actmob, a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) teve impacto sem precedentes nos hábitos dos consumidores. Entre os brasileiros que adotaram o isolamento físico, 40% aumentaram o tempo na internet, usando-a como principal meio de pesquisa de produtos e para realizar compras.

Vender produtos ou mesmo serviços on-line é vantajoso, pois não é necessário um alto investimento e nem uma infraestrutura robusta para isso. Além disso, você oferece muito mais segurança e comodidade para os seus clientes, sem que eles saiam de casa.

No post de hoje, vamos mostrar que as lojas virtuais podem ser desenvolvidas de diversas maneiras, cada uma com suas vantagens. Acompanhe!

Site com sistema de e-commerce

Um site com uma loja eletrônica integrada, o e-commerce, traz diversas vantagens para a sua empresa. Em um único local, os consumidores têm acesso às informações da sua empresa, dos seus produtos ou serviços e podem realizar suas compras. Além disso, a sua loja fica aberta para o público 24 horas por dia, sendo muito mais cômodo para o seu negócio.

Em comparação a uma loja física, o investimento para ter um e-commerce de qualidade é menor. Você possui controle total do seu negócio, sem contar com terceiros. E o lucro é totalmente seu, sem precisar pagar uma taxa, como nos marketplaces.

Esse modelo de negócio eletrônico é o mais completo, pois a sua marca adquire maior potencial de alcance dentro da internet e é vista por potenciais clientes em diversos canais de comunicação on-line.

Facebook e Instagram Shopping

As redes sociais são, sem dúvidas, os meios digitais mais utilizados pelas pessoas atualmente. O Facebook e o Instagram têm um papel fundamental tanto para o comércio, quanto para o entretenimento, principalmente nesta crise. Já que ambas as redes possuem um grande fluxo de pessoas, diversas marcas usam esses canais para divulgação e até mesmo para vendas. Ou seja, a sua empresa também tem de estar lá!

As duas plataformas possibilitam a perfis comerciais venderem os seus produtos dentro delas. Como uma forma similar ao marketplace, porém sem a cobrança de taxas por vendas. O investimento é muito menor, já que você utiliza as estruturas das duas redes para vender e divulgar seus produtos.

Além disso, como os seus clientes já estão inseridos nessas redes, o F-commerce (Facebook Commerce) tem a vantagem de oferecer familiaridade com as plataformas, facilitando a navegação e a pesquisa. Com as funções de mensagem dos dois meios, a comunicação entre clientes e vendedores é direta e bem mais rápida. Por isso, Facebook e Instagram podem ser grandes aliados para o seu comércio, com total segurança.

WhatsApp Business

O aplicativo de mensagens vem se tornando um grande parceiro para os negócios. As pequenas empresas são os principais usuários da ferramenta, que por sua vez tem a versão business de forma gratuita.

Além de possibilitar que as marcas entrem em contato direto com a sua lista de clientes, a plataforma permite que as empresas coloquem à disposição um catálogo com as imagens de seus produtos e respectivos preços. Ainda não é possível realizar transações financeiras pelo WhatsApp, por isso é necessário utilizar uma plataforma para essa ação ou mesmo traçar um modelo de pagamento em que o consumidor faz uma transferência para a sua conta e, após envio de comprovante, sua empresa entrega o produto.

O WhatsApp é o recurso mais simples de ser utilizado dentro dessa lista, além de ter menor custo. Além disso, a possibilidade do seu cliente estar nesta rede é enorme, já que ela terminou o ano de 2019 como o aplicativo mais baixado no mundo. Então explorar essa alternativa pode ser benéfica para aumentar as suas vendas à distância.

Marketplace

Conhecido também como um shopping center virtual, o marketplace é uma alternativa que reúne diversas lojas com uma infinidade de produtos em um único lugar. Um modelo de loja que, além de colocar à disposição o espaço para as suas vendas, presta serviços nas áreas de logística e divulgação – fatores que preocupam os varejistas quando estão montando um site vinculado com e-commerce.

As plataformas de marketplace já oferecem uma estrutura montada para o varejista. Então, você não se preocupa com a integração de meios de pagamento, segurança e nem com a funcionalidade. Basta escolher a plataforma certa e começar a vender!

O investimento é baixo, sendo necessário apenas pagar a taxa cobrada pela loja que você escolheu e se beneficiar de todas as suas vantagens. Além de ter um custo menor, os sites que possuem um nome forte no mercado recebem milhares de visitas todos os dias. Então, a diversificação do público é enorme, possibilitando que consumidores diferentes conheçam a sua marca.

As possibilidades são diversas, e agora?

Viu só como é importante a sua marca estar no mundo digital e como as possibilidades são diversas para crescer nesse meio? Para saber melhor quais ferramentas serão mais vantajosas para o seu negócio, é importante contar com profissionais que entendem sobre o assunto. Para isso, entre em contato com a equipe da Actmob.

Agora que você já conhece algumas noções básicas sobre como as lojas on-line podem ajudar diversos empreendedores nesta crise, que tal dividir essa informação com outros empreendedores? Compartilhe nossa postagem nas suas redes sociais!

Saiba mais

AnaMid

Abradi
Facebook for Business
Google Adwords

Portfolio ACTMOB
Conheça alguns trabalhos desenvolvidos pela actmob.


Fatal error: Cannot redeclare returnBox() (previously declared in /home/actmob/www/wp-content/themes/Actmob/index.php:306) in /home/actmob/www/wp-content/themes/Actmob/index.php on line 306